Beleza, Cabelo

Tudo que você precisa saber sobre Cronograma Capilar

Oii gente, tudo bem?

Cada dia mais as mulheres estão se preocupando não apenas com a aparência dos cabelos como também com a saúde dos fios. Pensando em manter os fios sempre saudáveis, surgiu a técnica do Cronograma Capilar, entretanto, muita gente ainda não sabe como fazer, o que usar ou o que é. Por isso hoje resolvi falar um pouquinho mais sobre ele e explicar tudo que você precisa saber!

O que é?

O Cronograma Capilar é uma agenda capilar em que você alterna diferentes tipo de tratamento oferecendo aos fios todos os nutrientes, água e também selagem que ele precisa. O Cronograma padrão é composto de três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução, porém você pode adicionar outras etapas como detox ou a reconstrução ácida que são procedimentos mais fortes e radicais.

Quem pode fazer?

Seja um cabelo mais oleoso ou mais seco, o cronograma capilar é indicado para todos os tipos. O cronograma não é apenas para cabelos danificados, pois todos os cabelos sofrem com a poluição, cloro, raios solares ou até procedimentos químicos e ferramentas de calor.

Como saber o que meu cabelo precisa?

Para saber o que seu cabelo precisa, é preciso fazer um teste de porosidade. O teste de porosidade consiste em colocar um pouco de água em um recipiente transparente(pode ser copo, bacia, pote) e em seguida colocar um fio de cabelo. O resultado irá mostrar o que seu cabelo está precisando.

Etapas Essenciais

Hidratação: Essa etapa ajuda a repor a água dos fios garantindo fios menos ressecados. É a etapa mais comum, porém ela sozinha não consegue repor todos os nutrientes. Os principais ativos dessa etapa são a Babosa, D-Pantenol e frutas.

Nutrição: Responsável por repor a gordura natural dos fios garantindo uma camada protetora e deixando os fios macios, brilhantes e com cutículas alinhadas. Essa etapa ajudará a manter a água fornecida na hidratação dentro do fio. Você pode fazer ela de tres formas diferentes: máscara(ação mais rápida), umectação(maior potência e resultado) ou umectação noturna(resultado power). Os principais ativos são óleo de coco, azeite de oliva e proteína do ovo.

Reconstrução: A reconstrução repõe a proteína capilar, principalmente da queratina. Essa etapa é essencial para fios menos quebradiços ou elásticos, porém deve ser feita com cautela. Em cabelos muito danificados pode ser feito semanalmente, porém para cabelos pouco danificados a reconstrução deve ser feita somente a cada 15 dias. Além da queratina, os principais ativos são o colágeno, arginina e a creatina.

Como montar o meu?

Agora que você sabe tudo isso, chegou a hora de montar o seu. Você pode tanto ir montando manualmente intercalando os tratamentos, ou então usar aplicativos para agendar e montar seu CC. Tenho usado o aplicativo Meu Cronograma Capilar que é gratuito e além de agendar, também já faz algumas perguntas para te guiar na montagem do cronograma de acordo com as necessidades do seu fio.

Qual produto usar?

Os produtos usados vão depender muito do seu cabelo e também do seu bolso. A Yamasterol tem diversos cremes multifuncionais que podem ser usados no CC, inclusive falei disso nesse vídeo. Outras marcas já possuem linhas completas para cronograma então ddependerá muito das suas marcas queridinhas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s