Xô preguiça! Dicas para vencer a procrastinação

Oii gente, tudo bom?

Quem nunca ficou adiando aquele trabalho da faculdade e só fez aos 45 do segundo tempo ou então ficou atolado de prazos pois foi empurrando as tarefas com a barriga? Tem dias que não tem como, a gente sempre está mais preguiçoso, sem saco para fazer as coisas mesmo, mas infelizmente, elas precisam ser feitas e quanto mais rápido fizermos, melhor não é mesmo? Por isso hoje resolvi compartilhar com vocês algumas dicas que me ajudam muito nesse setor.

1.Combata a sua insegurança

Procrastinar tarefas complicadas tem haver com os nossos medos. Tem pessoas que tem medo do sucesso e não percebem. O primeiro passo para combater o “deixar para amanhã” é se observar. Vale escrever em um papel como se sente no momento em que aparece a preguiça. Dessa forma, terá refletido racionalmente sobre os seus sentimentos e fica mais fácil enfrentar as inseguranças.

Não deixe a preguiça tomar conta, use ela como um medidor do que está sentindo e converse com terapeutas ou pessoas próximas que podem te ajudar.

2. Não abuse da sua força de vontade

Desde que somos crianças ouvimos dos nossos pais e professores que com força de vontade é possível conquistar o mundo. É verdade que ela tem um papel fundamental na conquista dos objetivos, mas ela se esgota. Isso porque a força de vontade está ligada a energia cerebral e como sabemos a nossa mente fadiga após algum tempo sendo usada. O que te mantêm de pé de manhã, depois da noite mal dormida, produzindo bem e entregando resultados são os seus objetivos pessoais. Por isso, crie os objetivos de curto, médio e longo prazo. E comece devagar com eles. Com objetivos traçados fica mais fácil controlar a ansiedade e não se culpar quando a força de vontade findar.

Vale a pena sempre anotar na agenda seus objetivos e ir revisando no final do dia, da semana, do mês.

3. Deixe abas de aplicativos fechadas e mantenha o celular longe

Essa dica parece ser óbvia, mas é a mais difícil de conseguir praticar. Isso acontece porque muitas profissões dependem das respostas instantâneas. Mesmo quando parece que conseguimos fazer 1 milhão de coisas ao mesmo tempo, a verdade é que quando se trata de trabalho que precisa de foco, ser multitarefa não conta muito.

Para isso, vale deixar o telefone no silencioso  e estabelecer uma rotina de a cada 2 horas de atividade, um descanso de 20 minutos, que envolva mexer no celular e\ou tomar um café. AH e nada de deixar o facebook e outras redes sociais abertas no computador enquanto isso hein!

4. Coloque deadline\prazo para as suas tarefas

Já falei disso no vídeo sobre organização, mas essa dica também vale na hora de evitar a procrastinação. Sempre coloque prazos nas suas tarefas e revise o que executou ao longo do dia.

Claro, os prazos devem ser realista e devem respeitar o seu tempo disponível. Por isso não adianta colocar 1 milhão de tarefas para aquele dia sabendo que seu tempo é curto. Melhor poucas tarefas bem feitas do que muitas mal feitas.

5. Pratique Mindfulness no trabalho

Essa última dica tem haver com o ato de manter os 5 sentidos no presente. Talvez a parte mais difícil para mim seja justamente isso. Já percebeu que podemos estar super imersos em um trabalho, mas ao mesmo tempo pensando, vendo, sentindo outra coisa.

A mente é elástica, por mais que no começo pareça difícil colocar a audição, visão, tato, paladar e olfato no presente, a prática tornará isso em hábito. O Mindfulness traz a concentração, a concentração leva ao desenvolvimento da tarefa e concomitantemente a conclusão dela. Ao finalizar as suas atividades, sem procrastinar, elevará a sua satisfação mental e o seu sucesso profissional!

E então, preparados para deixar a preguiça de lado e esquecer a procrastinação?

Anúncios

Sobre Jéssica Trindade E Marques

Jéssica Trindade E Marques, 23 anos, Paulista. Estudante de Letras pela Universidade de São Paulo, apaixonada por moda, beleza, cultura, gastronomia, e claro....livros!
Esse post foi publicado em Organização. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s