Conhecendo o Japão de outra forma: Japan House

Olá meus amores, tudo bom com vocês?

Se você frequenta a Avenida Paulista já deve ter visto que nos últimos meses a Avenida Paulista estava ganhando um novo espaço. Desde o começo do ano, no começo da Paulista com a 23 de Maio, estavam reformando um espaço todo de madeira e super diferente. Muita gente estava curiosa para saber o que seria aquilo e há cerca de 15 dias descobrimos: era a Japan House.

20170513_160042

A Japan House foi criada pelo governo japônes e chega em São Paulo para mostrar a verdadeira cultura japonesa em sua totalidade. Além da JH de São Paulo, também existe duas outras no mundo: uma em Los Angeles e outra em Londres.

Como vocês sabem, eu adoro conhecer mais sobre a história e cultura de diversos lugares e logo que soube sobre a Japan House fiquei enlouquecida para conhecer. O espaço é lindo por fora e por dentro, sendo totalmente diferente no meio da selva de pedra. A fachada é toda composta por madeira e vidro dando um ar contemporâneo e moderno. são 3 andares num todo: no primeiro andar temos um amplo espaço para exposições e uma lanchonete, no segundo andar ficam algumas lojinhas e também salas de aula para cursos de japonês e no terceiro andar há mais um espaço para exposições, um restaurante japonês super bonitinho e um terraço cheio de plantas para relaxar. Tudo super aconchegante e diferente, você até esquece que está em plena Avenida Paulista!

20170513_142215(0)

E para inaugurar com chave de ouro o espaço, o JH trouxe a exposição “Bambu: histórias de um Japão”. Um dos elementos mais representativos do Japão, a exposição mostra de form muito interativa o significado do Bambu para os japoneses, assim como, a arte criada através dele.

“Para além dos usos mundanos, o bambu é um espírito. Uma forma de existir que se define pelo vazio, no contraste entre o caule fibroso e o oco interior. Uma ausência que, transposta à cultura japonesa, é plenitude, espaço para os potenciais, para a criação e para a mente centrada no presente. O vazio permite olhar a vida de maneira integrada. Dialogar com as tradições, os saberes e as experiências dos antepassados. Encontrar conhecimento e inspirações no cotidiano do trabalho e no contato com o outro. Enfrentar os desafios do contemporâneo com postura leve, inventiva, disruptiva.”

A exposição é super interativa, nela o visitante verá o processo de crescimento do bambu, os objetos constituídos por ele, esculturas feita somente de bambu e ainda uma experiência introspectiva através do conto do cortador de bambu, um dos contos mais antigos do Japão.

Eu fiquei encantada com os objetos e esculturas presentes na exposição. Nessas horas a gente percebe o quão pouco a gente conhece de outros países. Tenho certeza que depois de conhecer essa exposição e o espaço do JH, você terá uma outra visão sobre a cultura japonesa.

20170513_141212_Richtone(HDR)

A entrada é gratuita e ficará aberta ao público até 9 e julho. O espaço fica na Avenida Paulista, 52

 

Anúncios

Sobre Jéssica Trindade E Marques

Jéssica Trindade E Marques, 23 anos, Paulista. Estudante de Letras pela Universidade de São Paulo, apaixonada por moda, beleza, cultura, gastronomia, e claro....livros!
Esse post foi publicado em Mundo Geek. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Conhecendo o Japão de outra forma: Japan House

  1. Pingback: 5 lugares para aproveitar as férias em SP |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s