Clube do livro: Antes que eu vá de Lauren Oliver

Olá meus amores, tudo bom com vocês?!

Os frequentadores dos cinemas de todo Brasil já devem ter visto ao menos algum post falando sobre a adaptação cinematográfica desse filme prometendo ser um arraso. Seja no facebook ou mesmo nas grandes livrarias, a divulgação foi pesada e eu estou até agora tentando entender o porquê. Meu objetivo com esse quadro é não apenas dar indicações de livros, mas também expor o que acho como uma leitora assídua das histórias, então preparem-se porque hoje vou pegar pesado.

Com todo o marketing e divulgação, eu fui toda esperançosa esperando uma super história. Não li sinopse, não li críticas, apenas fui com a cara e a coragem encarar esse livro, mas logo nas primeiras páginas percebi que talvez minhas expectativas fossem totalmente frustradas. A sinopse já mostra bastante sobre a protagonista do livro, uma menina de classe média aos seus 16 anos que é de certa forma fútil, superficial e popular:

Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento.

Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder.

Achou uma narrativa meio teen e parecida com dezenas de filmes que já assistiu? Pois é exatamente isso. A personagem é totalmente caricata e você consegue encaixá-la em milhares de outros personagens de livros e filmes americanos estilo Blockbuster. Acredite, Sam vai trazer aquilo que você mais odeia numa pessoa e pode ter certeza que certos comentários irão fazer você querem acabar a leitura ali mesmo. Porém ela tem uma espécie de epifania que rodeia todo o livro e é possível ver um amadurecimento de seus comentários. No momento de sua morte, Samantha começa a refletir sobre sua morte, sobre suas escolhas, sobre a causa por trás daquilo. Essas reflexões são bem interessantes e maduras para o perfil do personagem construído, porém elas se enrolam no meio de uma trama totalmente banal.

Essas sete chances de Samantha são descritos no livro, então pensem ler a mesma descrição com pequenas alterações 7 vezes….pois é, já entenderam porque esse livro não me cativou. Acredito que sejam boas reflexões postas em um romance, mas o enredo e a repetição do mesmo dia provoca um cansaço imenso no leitor e o que o move o leitor a terminar é exatamente ver se aquelas repetições exaustivas terá um fim satisfatório, mas não é muito o que ocorre. No final encontrei uma leitora frustrada e com reflexões não muito exploradas no livro. Que fique bem claro, não estou dizendo que o livro é ruim ou que é perda de tempo, ele deixa umas reflexões interessantes, mas existem livros que fazem as mesmas reflexões com um enredo melhor construído e trabalhado. Esse livro definitivamente é uma questão de gosto, vi pessoas falando maravilhas dele, mas eu particularmente, como uma estudante de Letras e como leitora assídua digo: para mim não serviu nem para passar o tempo.

Se você curte livros sobre vida após a morte, livros com reflexões e algo mais filosófico, talvez tire algo de positivo desse livro, mas se prepare pois irá ler 7 vezes o mesmo texto apenas com poucas alterações.

Anúncios

Sobre Jéssica Trindade E Marques

Jéssica Trindade E Marques, 23 anos, Paulista. Estudante de Letras pela Universidade de São Paulo, apaixonada por moda, beleza, cultura, gastronomia, e claro....livros!
Esse post foi publicado em Clube do Livro. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s