Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Olá galera, tudo bem?

Sou uma apaixonada por livros desde muito novinha, devorava os livros em questão de dias e até hoje é uma paixão minha. Não por acaso faço faculdade de Letras, ler para mim é mais que um hobby e estou rodeada de livros, histórias e palavras o tempo todo. Com uma boa história consigo viver as mais loucas aventuras e viajar o mundo com personagens que vão além daquelas folhas de papel. Ler não é só um passatempo, mas também é meu refúgio e porto seguro. Seja no metrô, ônibus ou nas ruas paulistanas, sempre tenho um livro comigo, é assim consigo ler tantas histórias para vir contar para vocês no nosso Clube do livro. Como qualquer apaixonada por literatura, sempre ouvi falar MUITO da tal Bienal do livro. Sempre que rolava aqui por SP eu falava que ia, mas devido a outros compromissos acabava abandonando a ideia. Mas este ano eu PROMETI para mim mesma que iria presenciar de pertinho este evento e contar tudo para meus leitores, então aqui estou eu!

 

Para quem não conhece, a Bienal do livro é um evento que acontece a cada dois anos em São Paulo reunindo em um mesmo local as principais editoras, artistas, livrarias e lançamentos. Além da venda de livros e de sessões de autógrafos, também acontecem lançamentos em primeira mão e palestras sobre os mais variados temas da literatura com diversos profissionais e escritores. Devido a tantas coisas que são oferecidas, o espaço precisa ser enooorme. Neste ano foi escolhido o Pavilhão do Anhembi como palco deste grande evento. Milhões de pessoas visitam a Bienal por dia, e não só gente do Brasil não viu?! Muitos turistas e escritores estrangeiros são convidados para o evento.   

Antes de falar todas as minhas impressões, já vou jogar a polêmica na roda e dizer minha opinião sobre ela! Acompanho de perto a programação da Bienal e confesso que este ano foi um pouco diferente do que costumava ser. Até a última edição, a maioria dos artistas trazidos para a Bienal eram escritores dos principais best-sellers do momento, entre eles já tivemos Maurício de Sousa, Nicholas Sparks, Kiera Cass e Sylvia Day.  Nesta edição, as coisas foram um pouco diferentes, ao invés de artistas que a principal atividade é ser escritor, tivemos artistas youtubers como Taciele Alcolea, Kéfera Buchmann, Bruna Vieira, entre outros. Muita gente criticou(MUITO) esta escolha de autores, mas não estou aqui para criticar. O foco da Bienal sempre foi trazer autores de Best-sellers e estes, querendo ou não, são os best-sellers do momento. Antes de julgar um livro pela capa(ou pela profissão do autor) devemos ver o que realmente aquela obra se trata, e acho que muitas destas novas biografias podem trazer histórias incríveis que podem inspirar muitas pessoas. Então, agora que já esclareci a polêmica, vamos para a parte boa!

Foram montados diversos espaços no local e tinha MUITA coisa para ver. Para vocês terem uma ideia foram montados 10 espaços diferentes entre espaços para autógrafos, palestras, kids, educativos, culinário, etc e ainda tinham cerca de 250 expositores! Ou seja, só com um sapato muito confortável para aproveitar tudo que tem para oferecer né?! Eu não fui com a pretensão de pegar autógrafo/conhecer nenhum artista, pois já esperava que estaria lotadíssimo. Fui na intenção de conhecer um pouco de tudo e, caso tivesse sorte, ver alguém de longe Hahahaha

Mas as coisas são realmente engraçadas né?! Desde a sexta-feira eu já estava vendo as atrações da Bienal e anotando todos os lugares que queria ver de pertinho e tirar fotos, mas é impossível ter noção de quanta criatividade está envolvida. Os amantes de Game of Thrones vão pirar no trono do estande da Leya, e os adultos que viajaram com Harry Potter podem ver uma reprodução da tão famosa King’s Cross! 

Vocês não fazem ideia do quanto os expositores e colaboradores de dedicaram aquilo até estar lá dentro. Dá para ver em cada pequeno detalhe o quanto se esforçaram para que tudo fosse inesquecível. 

O evento foi super legal, você conhece editoras, obras e escritores que você nem imagina, participa de palestras super interessantes e atuais sobre o contexto da literatura hoje em dia e o melhor, passa o dia todo rodeado por livros. Tem espaços e palestras para todos os gêneros. adolescentes, adultos, crianças, apaixonados por comidas, mundo digital, etc. Achei isso muito legal, pois consegue agradar todo mundo e dá para ir com a família toda!

O espaço foi super bem preparado, com praças de alimentação, sinalização e até um aplicativo para você não perder nada. Isso realmente é muito importante pois vários eventos acontecem ao mesmo tempo ou logo em seguida, então é preciso ter sempre um panorama do que quer ver e o horário. Além disso as editoras vendem algumas obras, algumas tem um desconto considerável, outras nem tanto. Também é preciso dar uma pesquisada com antecedência para saber.

E para fechar a Bienal com chave de ouro e tornar o evento ainda mais inesquecível para mim, aconteceu algo mágico. Se tem uma blogueira que me inspira muito é a Taciele Alcolea, gosto dela não só como blogueira, mas também como pessoa. Dá para ver em cada foto, snap, vídeo e encontro o quanto ela e o Fernando tem amor pelo trabalho deles e o quanto são gratos por tudo aquilo. Eu sabia que teria sessão de autógrafos com ela no sábado, mas não tinha a MENOR intenção de ir. As senhas estavam esgotadas e achei que estaria lotado. Mas mesmo assim, fui lá para ver ela, me esgueirei nas grades e fiquei no cantinho só assistindo. Ver de perto a dedicação que ela tem com os fãs já tinha bastado para mim. Fui no estande da Lojas Americanas e lá estava vendendo o livro dela por um preço bom, então resolvi comprar. Estava quase indo embora quando resolvi passar novamente pelo palco dela. Somente na esperança de estar mais vazio e poder vê-la melhor. Para minha surpresa faltavam cerca de 1o pessoas para autografar e então o Rafa, sabendo o quanto admiro o trabalho dela, perguntou ao segurança se as pessoas sem senha poderiam falar com ela. O segura lá falou “somente se comprou o livro aqui na Bienal.”. O Rafa saiu correndo para me contar e eu fui realizar o sonho. Vocês não fazem ideia o QUANTO ela e toda a equipe são simpáticos e atenciosos. Tiram fotos, autografam, conversam. Fiquei ainda mais apaixonada pelo carinho de todo a equipe e com certeza foi o término perfeito de um evento inesquecível. É muito surreal conhecer de pertinho as pessoas que a gente admira, e ver que além de inspiradoras elas ainda são pessoas maravilhosas, atenciosas e com um amor enorme pelo que fazem, faz a gente gostar ainda mais delas. 

A Bienal acontecerá até dia 4 de setembro segunda à Sexta: 9h às 22h
Sábado e Domingo: 10h às 22h e dia 04/09 das 10h às 21h. Os ingressos custam 25 reais(inteira) e tem transporte gratuito saindo da estação Barra Funda e Portuguesa-Tietê( super recomendo, além de rápido e confortável, é super econômico).

Anúncios

Sobre Jéssica Trindade E Marques

Jéssica Trindade E Marques, 23 anos, Paulista. Estudante de Letras pela Universidade de São Paulo, apaixonada por moda, beleza, cultura, gastronomia, e claro....livros!
Esse post foi publicado em Clube do Livro, Mundo Geek. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Bienal Internacional do Livro de São Paulo

  1. Biaah Teodoro disse:

    Awnns eu fui lá ontem, amei !! Muito bom também indico que visitem, vale muito a pena, livros em conta e muita atração.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s