#pratosdaJéss: risoto de limão siciliano

Olá galera, tudo bom?

Preparados para mais uma receita fácil e deliciosa? Como já contei por aqui, estou começando agora a me aventurar na cozinha e um dos primeiros pratos que tentei fazer foi um risoto que já ensinei a receita por AQUI. Apesar de muita gente achar que risoto é um prato extremamente complexo, acreditem, é super simples o modo de fazer e ainda dá para adaptar a qualquer ingrediente que quiser. O bom de receitas de risoto para aprendizes é que você começa a se familiarizar com questões como ponto de cozimento e tempero. Então, depois desse incentivo vamos aprender a receita?

20160612_125805.jpg

Ingredientes

  • 2 xícaras de arroz arbóreo
  • 3 sachês de caldo de legumes
  • 150 g de frango cozido e desfiado
  • 1 colher de sopa de suco de limão siciliano
  • sal e temperos a gosto
  • 1 cebola picada
  • manteiga
  • 1 cálice de vinho branco
  • água quente

Modo de preparo

Comece refogando a cebola na manteiga e depois acrescente o arroz. Não se preocupe se parecer que o arroz está queimando, o segredo do risoto é fritar um pouquinho o arroz antes de começar a acrescentar os ingredientes. Deixe fritando por uns 5 minutos e acrescente o vinho branco.

Espero o vinho branco evaporar um pouco e acrescente o frango e os temperos. Tome muito cuidado para que o arroz não grude no fundo da panela, para isso você tem que mexer frequentemente. Agora deixe sempre em fogo médio para evitar que o arroz queime.

Agora você só precisa prestar atenção a manter o arroz sempre submerso em água. Por isso cada vez que começar a secar acrescente mais um copo de água junto com o sachê de caldo de legumes até cobrir o arroz novamente. Eu prefiro colocar água quente pois assim o arroz cozinha mais rápido. Não se esqueça de mexer sempre para que o arroz não grude na panela.

Faça isso até sentir que o arroz está cozido, ou seja, que ele não está duro. Depois acrescente o limão siciliano e se quiser pode colocar um pedaço pequeno de gorgonzola para dar mais um gostinho, mexa por mais 5 minutos e desligue. É muito importante colocar o limão só no final, pois se você colocar logo no começo do cozimento, o arroz ficará muito azedo.

Jogue um pouco de manteiga e queijo ralado na superfície e deixe descansando por 5 minutos. Pronto! Agora é só servir. o azedo do limão fica quase imperceptível nesse risoto e você pode contrastar o sabor mais suave do risoto com uma carne com molho mais forte, fica uma delícia!

Espero que tenham gostado da receita de hoje e que se aventurem também na cozinha. O segredo é nunca desistir mesmo que pareça que não ficou como você queria. Acreditem, você só irá melhorar conforme ir praticando e testando novas receitas 😉

 

 

Anúncios

Sobre Jéssica Trindade E Marques

Jéssica Trindade E Marques, 23 anos, Paulista. Estudante de Letras pela Universidade de São Paulo, apaixonada por moda, beleza, cultura, gastronomia, e claro....livros!
Esse post foi publicado em Gastronomia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s