Picasso: mão erudita, olho selvagem

Olá galera, tudo bom? 🙂

São Paulo está bombando de programas culturais, e está até difícil acompanhar a enxurrada de exposições super interessantes que estão rolando por aqui! Pelo que andei vendo nas programações culturais, este ano será um ano de grandes exposições em SP, então vamos deixar o cineminha um pouquinho de lado e focar nelas hein! Há algumas semanas tive o prazer de visitar a exposição do Picasso que está rolando no Instituto Tomie Ohtake.

20160604_140816.jpg

Todo mundo deveria ter o privilégio de uma vez na vida ver alguma obra deste artista. Não é por acaso que Picasso é um dos artistas mais renomados no mundo das artes, sua diversidade e técnica em vários ramos fazem dele um artista distinto e que com toda a certeza merece toda a consagração. Tenho certeza que você lembra de ter estudado um pouquinho sobre ele no colégio, e claro que Guernica não é um nome novo para você. Então que tal ir além dos quadros mais famosos e conhecer mais de sua vasta obra?!

20160604_143515.jpg

A exposição Picasso: mão erudita, olho selvagem reúne 153 peças, em grande parte inéditas no Brasil, pertencentes ao Musée National Picasso-Paris. Estas peças são ainda mais especiais pois são peças que Picasso guardou com ele durante toda sua vida e mostram sua relação tão íntima com a obra. A exposição traz um percurso cronológico e temática, dessa forma, o visitante consegue ter uma visão panorâmica da obra e não só conhece o artistas por alguns quadros famosos. Realmente, a divisão da exposição está incrível, dá para entender e apreciar cada fase dele mesmo não conhecendo muito à fundo ou não sendo um grande conhecedor de arte. São 10 seções divididas da seguinte forma:  O primeiro Picasso. Formação e influências (por volta de 1900); Picasso exorcista. As senhoritas de Avignon  (processo da geometrização das formas); Picasso cubista. O violão (relação com a música); Picasso clássico. A máscara da antiguidade (a maternidade, o teatro e a dança); Picasso surrealista. As banhistas; Picasso engajado. Guernica (estudos da obra, fotos e foco na apresentação da tela em 1953 no Brasil/ 2ª Bienal de São Paulo); Picasso na resistência. Interiores e vanitas (processo de trabalho durante a guerra, vida doméstica e vaidades); Picasso múltiplo. A alegria da experimentação  (da cerâmica ao fotograma); Picasso trabalhando. O Mistério Picasso  (a magia de seu processo criativo na pintura); e O último Picasso. O triunfo do desejo  (erotismo em todos seus estados).

20160604_142647.jpg

Além de quadros e esculturas de Picasso, a exposição ainda conta com uma série de fotografias mostrando o desenvolvimento do quadro mais famoso de Picasso, Guernica. Sempre que tentam explicar este quadro, é enfatizado a importância e minucia com que cada parte têm dentro do todo do quadro, mas mesmo assim é difícil ter uma noção mais clara do trabalho. Com estas fotografias, o visitante consegue ver todo o desenvolvimento, desde os primeiros esboços, a pintura, e o gran finale do quadro.

20160604_142627

O Instituto Tomie Ohtake teve um cuidado especial junto a sua curadoria para que a mostra ficasse interativa e prazerosa aos seus visitantes. Mesmo não sendo um fã de museus, qualquer um consegue entender melhor e ver de forma totalmente diferente o quanto este artista é versátil e vai muito além de Guernica. Eu não tinha noção do quanto Picasso se aventurou nas artes e de como é versátil seu trabalho, sem contar todo o estudo que ele fazia para suas obras que são surpreendentes. Recomendo esta exposição à todos que um dia já se maravilharam com a história, obras e criatividade de Picasso, tenho certeza que nenhuma reprodução ou aulinha de arte consegue te dar a emoção e encantamento que estas obras dão.

20160604_142604

O Instituto Tomie Ohtake fica na Av.Brigadeiro Faria Lima, 201 em Pinheiros – São Paulo(super pertinho do metrô Faria lima). A entrada custa de 6 a 12 reais, é possível fazer agendamento de horário no local e no site.

Outras informações você consegue no site do Instituto Tomie Ohtake.

Anúncios

Sobre Jéssica Trindade E Marques

Jéssica Trindade E Marques, 23 anos, Paulista. Estudante de Letras pela Universidade de São Paulo, apaixonada por moda, beleza, cultura, gastronomia, e claro....livros!
Esse post foi publicado em Mundo Geek. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Picasso: mão erudita, olho selvagem

  1. Amei o post, blog lindo ❤

    Curtir

  2. CarlaCamile disse:

    Amei o post, que lugar legal! Seu blog é lindo!

    Curtir

  3. uau, amei teu post! Realmente o aprendizado é mais prazeroso e aprofundado vendo de perto cada detalhe das obras. Amei conhecer teu blog ❤
    fadetudoumpouco.blogspot.com.br :*

    Curtir

    • Oii Fabíola, tudo bem? Fico muito feliz em saber que você gostou do post. Sou mega viciada em exposições e sempre digo que a eperiencia é totalmente diferente do que aprendemos na escola, ficar imerso nesse universo faz você entender cada detalhe. Obrigada pela visita e espero vê-la mais vezes por aqui. Bjs😉😘❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s