Exposição O mundo de Tim Burton

Olá galera, tudo bem?

Quem me acompanha no snapchat(jesstmarques) já sabe que esta semana tive a oportunidade de visitar uma das exposições mais aguardadas aqui em São Paulo, o mundo de Tim Burton Assim como muita gente, estava louca para visitar e super curiosa com o que ia encontrar lá. Já deu para perceber pela nossa fantasia de Halloween do ano passado o quanto eu e meu namorado curtimos Tim Burton e somos super fãs da sua arte.

A exposição está em São Paulo há 1 mês e meio mais ou menos e foi trazida pelo MIS baseado em uma exposição montada inicialmente no MoMa, mas adaptada ao longo de suas viagens por diversos países. O Museu da Imagem e Som foi o primeiro museu museu da América Latina a trazer a exposição e fica no Jardim Europa, um lugar um pouco menos acessível comparado a outros museus de São Paulo, mas vale super a pena o passeio. Já estive no local outra vez quando houve a exposição do Castelo Rá Tim Bum e foi o máximo. O MIS sempre me surpreende em suas exposições por trazer elementos interativos e tornar a visita ao museu muito mais lúdica e divertida.

1459969130508

Agora vamos a exposição em si. A pedido do próprio Tim Burton os visitantes não podem tirar fotos durante o passeio, e isso eu achei realmente triste. Eu super respeito a decisão de não querer fotos e tudo mais, mas a partir do momento que esta regra é burlada por algumas blogueiras maiores em um evento fechado de um patrocinadores, acho que isso se torna contraditório. Na exposição do Castelo Rá Tim Bum foi permitido tirar fotos e foi bem legal poder ver as diferentes selfies que as pessoas fizeram com as esculturas ou nos diferentes ambientes do cenário, e sinceramente, acho que isso convenceu muita gente a ir na exposição. Não que a exposição do Tim Burton precise de muita coisa para alguém ser convencido a ir, mas diante da rapidez com que os ingressos acabam ou as filas nos finais de semana, as pessoas vão ficando frustradas e desistem de visitar uma exposição tão legal. E por isso tenho poucas fotos aqui de minha autoria, a maioria eu peguei dos jornais que conseguiram fazer estas fotos para mostrar um pouquinho para vocês.

Snapchat-3885817916934710364

A exposição não é focada nos filmes, então não espere ver os personagens mais conhecidos lá. Ela é voltada aos desenhos e obras além dos filmes de Tim Burton, o que eu achei bem legal pois mostra um lado diferente do artista. Sua produção cinematográfica não mostra nem 1/4 da  grandiosidade dele. A exposição reúne cerca de quinhentos itens, incluindo obras de arte e esboços raramente ou nunca vistos, pinturas, storyboards e bonecos de sua vasta filmografia,  projetos não realizados e pouco conhecidos que revelam seu talento como artista, ilustrador, fotógrafo e escritor segundo os organizadores.O percurso da exposição é um pouco longo,  dividido em diversos ambientes e faz uma retrospectiva bem legal do trabalho dele, mostrando desde suas inspirações na infância até os trabalhos mais recentes. É muito interessante você ver além do traço tão peculiar de sua obra, como também o humor ácido próprio do artista que muitas vezes fica um pouco mascarada em seus filmes e que estava presente desde sua infância. Acredite, você irá dar boas risadas com alguns esboços dele.

1459969001513.jpg

A exposição também tem algumas esculturas de seus curtas e é muito legal ver os detalhes com que tudo foi reproduzido. Os personagens são trazidos de formais tão vivas que parecem que são reais! Essa parte realmente me encantou, pois não conhecia muito de seus curtas e os personagens são fofos e carismáticos tanto quanto os personagens dos filmes. Achei super interessante a disposição dos temas nos ambientes, pois por ser dividido em várias salas, você sabe exatamente a origem dos objetos de cada sala, e isso é ótimo para o público entender a versatilidade do artista. Estes ambientes foram divididos em sentimentos (e só pelos nomes vocês já podem imaginar o que é encontrado em cada uma): ala da angústia, ala da melancolia, ala da infância, ala do humor e ala do horror.

1459969714557

Dá pra ver que não  é fácil reunir em uma única exposição a filmografia, esboços, projetos não realizados, bonecos e todo o legado de um artista como Tim Burton. E por isso que esta exposição sofre tantas adaptações em suas viagens ao longo dos países, dei uma pesquisada na versão do MoMA e parece que ela retomada um pouco mais a filmografia com muito mais esculturas e salas dedicadas a isso.

O museu teve muito cuidado com tornar a exposição divertida e para isso usou diversos recursos interativos. A interação com o público é feita de diferentes formas, seja assistindo trechos dos filmes/curtas dele ou clipes que Tim Burton dirigiu  até descendo em um escorregador super legal(não percam a chance de descer por ele porque é super divertido!). Tudo super lúdico e acessível para todos os públicos mesmo, tornando a visita super relaxante.

A exposição está muito legal e vale a pena conferir, com certeza você irá sair com uma visão muito mais aprofundada do mundo de Tim Burton. Ela poderá ser visitada até o dia 15 de maio no MIS em São Paulo, os ingressos variam de 20 a 40 reais e é possível comprar ingressos antecipados de alguns dias específicos no Ingresso Rápido. Mas caso você tenha algum dia durante a semana livre, vale a pena aproveitar a chance pois são dias mais tranquilos e livre de filas . No site você encontra todas as datas disponíveis para visitação e venda prévia além de outras informações.

Endereço: Avenida Europa, 158. 9Próximo a estação Consolação da linha verde do metrô) e também acesso destas linhas de ônibus

  • 107 T-10 Metrô Tucuruvi – Pinheiros
  • 930P- 10  Term. Pq D. Pedro II – Pinheiros
  • 908T- 10  Term. Pq D. PedroII – Butantã (circular)
  • 7181 -10 Cidade Universitária – Term. Princ. Isabel

1459970254653

Espero que tenham gostado e se tiverem a oportunidade, não percam a chance de ir nessa exposição, você não irá se decepcionar com a visita!

Algumas imagens deste post foram retiradas de UOL, Capricho, JornalMetro e G1. 

 

Anúncios

Sobre Jéssica Trindade E Marques

Jéssica Trindade E Marques, 23 anos, Paulista. Estudante de Letras pela Universidade de São Paulo, apaixonada por moda, beleza, cultura, gastronomia, e claro....livros!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Exposição O mundo de Tim Burton

  1. Cassia Caetano disse:

    Poxa, que chato que proibiram tirar fotos lá dentro. Legal que tenha esboços não conhecidos dele. Curti! 🙂

    http://caindonacultura.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s