Cuidando dos cabelos em casa: 1 ano de muitas transformações

Olá meninas, tudo bom?

Hoje faz exatamente um ano que dedico atenção especial aos meus fios, e já falei aqui no blog sobre algumas coisas que faço. Hoje resolvi contar para vocês minha história e mostrar que não precisa gastar rios de dinheiro para ter um cabelo bonito e principalmente saudável. Como podem ver na foto, é chocante o quanto meu cabelo mudou e tudo isso com pequenas mudanças e produtos específicos para o meu cabelo.

1458994464346

Primeiro vamos situar vocês sobre a história do meu cabelo. O tom do meu cabelo é louro escuro quase castanho, desde pequena tinha sonho de pintar e aplicar milhões de químicas. Aos 17 anos finalmente realizei este sonho e usei minha primeira “química”. Era um produto chamado Biondina que você espirra em todo o cabelo e vai tomar sol, com o tempo o cabelo vai clareando chegando a ficar bem loiro mesmo. Usei este produto durante 2 anos com frequência e de louro escuro meu cabelo ficou louro clarissímo. O Biodina é mais fraco que uma tintura, mas não deixa de ser uma química. O efeito de clarear o cabelo ocorre a partir da reação química do produto ao sol que literalmente queima seu cabelo. Imaginem o estado que estava dois anos mais tarde, e para piorar eu não era uma pessoa cuidadosa com o cabelo. Não hidratava, usava secador, chapinha e babyliss com frequência e raramente cortava. Resumidamente meu cabelo ficou uma palha.

1458995011861.jpg

Acabei enjoando do tom claro e decidi finalmente passar uma química, passei um castanho avermelhado e depois de 3 dias o tom avermelhado já tinha ido embora ficando um castanho bem estranho. Nesse momento meu cabelo já estava totalmente sem brilho, quebradiço e sem vida. Estava realmente frustrada e não sabia como melhorar. Tinha odiado o tom avermelhado e estava com saudades do tom original. Como uma boa geminiana, sentia uma necessidade absurda de mudar e olhando muitas fotos acabei decidindo que queria fazer ombré hair. Pesquisei muito pois queria fazer em um lugar realmente bom e encontrei uma cabeleireira que tem mãos de fada!  Mas como queria o tom original, resolvi passar uma tinta louro escuro 1 semana antes do ombré.

O que acontece é que meu cabelo oxida super fácil e nesta 1 semana de descanso a tinta ficou totalmente alaranjada. Quando cheguei no salão logo já recebi broncas por conta de ter aplicado a tintura, pois mesmo em um cabelo saudável ia dificultar o processo. Quando ela encostou no meu cabelo, fiquei assustada. Pela primeira vez na minha vida, uma cabeleireira me mostrou todos os danos que eu tinha feito no meu cabelo e ao ver o quadro geral quis chorar. Para vocês terem uma ideia, ela quase não fez o ombré com medo do meu cabelo pegar fogo! Depois daquele dia decidi que iria cuidar dele direitinho, então pedi conselhos a cabeleireira sobre quais produtos comprar e aliado a isso analisei como meu cabelo se comportava para escolher os produtos certos. Depois fiz uma listinha sobre as características do meu cabelo e quais eram as opções para manutenção. A lista ficou a seguinte:

1- Raiz oleosa

2- Ponta ressecada

3- Cabelo sem volume e totalmente sem vida

4- Excesso de tintura

5- Rápida oxidação

Depois da lista pronta fui atrás de produtos que pudessem melhorar o aspecto dos fios e resumidamente fiz uma reconstrução capilar aos poucos. Primeiramente comprei um shampoo anti resíduos para cuidar da raiz oleosa, também um mega creme hidratante para as pontas e a restauração do volume. Além disso comprei shampoo e condicionador anti oxidante para aplicar diariamente. Claro que comprei aos poucos enquanto ia vendo os problemas que meus cabelos tinham, e com este super kit montei meu próprio cronograma capilar. Você pode procurar um especialista para definir isso, mas acredite, ninguém conhece seu cabelo melhor que você mesmo e olhando necessidades básicas você mesmo consegue montar. O meu ficou assim:

  • Shampoo e Condicionador anti oxidante: diariamente.
  • Óleo reparador de pontas: diariamente.
  • Shampoo anti resíduos somente na raiz: a cada 15 dias.
  • Creme hidratante somente no comprimento: a cada 15 dias.
  • Matização para manutenção do ombré hair: 1 vez por semana.

Calma, não é impossível seguir este cronograma. Se você for esquecida anote na agenda os dias de cada coisa, e não tenha preguiça. Em primeiro momento pode parecer extremamente trabalhoso, porém não é. Faço este procedimento até hoje e não perco horas com isso, vou organizando na minha semana e todos os procedimentos são rápidos. Com este procedimento meu cabelo mudou drasticamente! Voltei depois de 3 meses e a cabeleireira não acreditava como meu cabelo tinha melhorado.

Com o ombré hair também foi um longo processo, não ficou como eu queria na primeira vez, até porque como tinha acabado de pintar, o processo de descer a tinta acaba estragando bastante o efeito degradê. Demorei exatamente 1 ano para que tivesse o ombré hair dos sonhos, mas valeu a pena. Depois de muita reconstrução e cuidados, hoje finalmente tenho o cabelo que quero e o melhor, saudável.

1458995297904

Obviamente você tem que adotar estes cuidados com produtos compatíveis ao seu bolso, tem gente que prefere fazer tudo isso no salão, eu particularmente não curto, então diante da minha situação financeira e de quanto queria gastar no cabelo fui escolhendo os produtos. Minha dica é: se puder investir, compre produtos de qualidade aos poucos. Não precisa comprar tudo de uma vez, e na internet você consegue descobrir quais produtos são melhores para você.

Além destes cuidados, fiz uma grande mudança em alguns vícios que toda mulher tem:

  • Usar menos o secador/chapinha/ modelador de cachos: Usava estes produtos 1 vez por semana mais ou menos, agora deixo secar naturalmente e uso somente em ocasiões especiais. Estes produtos não agridem tanto os fios, mas em excesso podem queimar e deixar aquele aspecto ainda mais ressecado.
  • Não dormir de cabelo molhado: Dormia de cabelo molhado quase todos os dias, isso contribuía para que o fio ficasse quebradiço e elástico.
  • Usar qualquer shampoo: Quem ai nunca usou aquele shampoo da mãe/irmã/etc? Eu fazia muito isso, porém nem todos os shampoos são adequados a todos os tipos de cabelo. Agora só uso o shampoo e condicionador anti oxidante.
  • Deixar o cabelo exposto ao sol: O sol é prejudicial para os cabelos e aliado ao sal da água do mar podem queimar o seu cabelo. Para que isso não ocorra, só vou a praia se estiver usando algum creme com filtro solar.

Espero que tenham gostado de saber mais sobre meus cuidados. Acreditem, não é o dinheiro que faz você ter um cabelo saudável ou não e sim suas mudanças de hábitos. Se você realmente quer ter um cabelo saudável, com pequenas mudanças você conseguirá isso.

Anúncios

Sobre Jéssica Trindade E Marques

Jéssica Trindade E Marques, 23 anos, Paulista. Estudante de Letras pela Universidade de São Paulo, apaixonada por moda, beleza, cultura, gastronomia, e claro....livros!
Esse post foi publicado em Beleza. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Cuidando dos cabelos em casa: 1 ano de muitas transformações

  1. Mari Dahrug disse:

    Ótimas as dicas, seu cabelo está lindo! Estou precisando de um tratamento intensivo no meu…

    Beijos
    http://www.rabiskos.com.br/

    Curtir

  2. Amei seu post, é algo que todas nós devíamos fazer. As vezes nosso cabelo está gritando e estamos lá batendo nele. Parabéns pelo post!

    Aproveita e da uma olhadinha no blog, estou com uma brincadeira. Acho que você vai gostar. Beijo
    http://malenaaoliveiraa.blogspot.com.br/2016/04/just-dance.html

    Curtir

  3. Pingback: Cabelos fortes e saudáveis: máscara de hidratação Cavalo Forte da Haskell

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s