Vida Organizada: Agendas e Planners

Já estamos no segundo mês do ano (como tá passando rápido!) e ainda tem gente que não se decidiu em como organizar a agenda. Eu sempre fui uma pessoa muito organizada com a minha agenda(meus amigos até hoje não entendem como consigo dar conta de tudo), e ao longo dos anos fui aperfeiçoando as técnicas para a vida organizada. Não basta apenas ter uma agenda e não usar é preciso sempre estar de olho nela, anotar todos os compromissos (ninguém merece esquecer alguma coisa só porque deixou de anotar) e ter organização sobre tarefas cumpridas. No começo tudo isso parece bem difícil e podem achar que vão perder horas fazendo todo esse procedimento, mas acreditem, conforme isso se torna um hábito, mais facilmente você conseguirá organizar sua agenda e claro, mais organizada estará sua vida.

IMG_20160112_113507A primeira coisa que você tem que pensar é: agenda de papel ou eletrônica? No meu caso eu tentei fazer uma agenda eletrônica no celular (o Google tem uma agenda ótima para isso e pode ser usado no celular), mas não consegui. Ficou totalmente desorganizada e não conseguia anotar tudo que precisava. Tem pessoas que conseguem se adaptar com algo eletrônico, e até preferem já que o celular estará com a pessoa o tempo todo, já outras precisam estar com tudo escrito e ter algo mais físico. As dicas que vou apresentar neste post podem ser usadas tanto em agendas eletrônicas ou de papel, claro que depende dos recursos que sua agenda irá oferecer, mas com adaptações é possível aplica-las em qualquer dos contextos.  È importante que você escolha uma agenda que combine com você, ou seja, que dê para você levar para todos os cantos e que tenham o espaço que você precisa. A Paperview foi a primeira loja online que desenvolveu agendas e planners customizados, e não só customizados como totalmente completos! A diferença entre a agenda e o planner é muito simples, enquanto a agenda tem somente os dias o planner tem divisórias e espaços específicos para cada necessidade do seu dia (os organizados de plantão piram nos planners) e todo mundo que usa só tem elogios pois ajuda MUITO a se organizar melhor. Estes planners são inspiradas naquelas agendas americanas da Kate Spade que são totalmente customizadas e, apesar de caras, são reutilizáveis ao longo dos anos. 
 1455552257538
Ao contrário do que muitos pensam uma agenda não serve apenas para anotar compromissos, mas também para anotar tarefas (desde aquelas pequenas como falar com X até as grandes como terminar o trabalho Y), anotar listas de compras (sabe quando você lembra que tem que comprar algo e quando chega esquece, então com esta listinha é só pegar o papel com aos produtos e ir as compras!) e também para anotar ideias (seja de trabalho ou de diversões). Então a primeira dica que dou é, acrescente post its ou blocos de notas em sua agenda, assim sempre que precisar fazer uma lista é só recorrer a eles e depois armazenar em um dia (como sendo o deadline daquela atividade). Também é sempre bom separar compromissos de tarefas, no meu caso faço uma divisão na minha agenda. Na parte de cima coloco os compromissos e na parte de baixo coloco as tarefas mais cotidianas.
 1455552106908
E de que adianta anotar tudo, mas não saber por onde começar? Outra dica que tem sido muito valiosa para mim é dividir com cores as suas tarefas e compromissos. Nesse ponto você pode fazer a divisão que quiser, no meu caso utilizo uma cor para tarefas da faculdade, outra para tarefas domesticas e outra para tarefas do blog. Assim não perco muito tempo procurando as atividades relevantes e prioritárias, as cores me guiam nas minhas prioridades e para gastos ou ideias faço anotações a lápis. Além de ter uma agenda arco Iris(acabei me empolgando nesta divisão de cores), ainda tenho códigos na minha agenda . Acredite, os códigos também são ótimos para definir quando a tarefa foi realizada, mas não adianta só colocar um ok do lado da tarefa pois muitas vezes é necessário adiar a tarefa ou até cancelar, então inventei novos códigos para essas ocasiões. Um -> significa que a tarefa foi adiada e um X significa que a tarefa foi cancelada.
 1455552735086
Com relação a faculdade também utilizo marcadores. Coloco marcadores coloridos nas datas de provas e trabalhos (usando uma cor para cada categoria), assim nunca sou surpreendida com os prazos, pois a fitinha de cor berrante sempre me avisará que uma prova ou trabalho está chegando (fiz muitas matérias ano passado e esse truque foi essencial para dar conta).
E por fim, a frequência de visualização da agenda. O ideal é assim que começar o seu dia você abrir a página no dia de hoje e deixar ao seu lado na mesa, assim você sempre terá ela em mãos para organizar as atividades, além disso um hábito muito bom é antes de dormir dar mais uma olhada no que foi feito e caso alguma tarefa não tenha sido concluída, reorganizar o cronograma. Assim você conseguirá ter uma ideia de como será o dia seguinte além de não precisar dormir preocupado com o que tem para fazer no dia seguinte (ninguém merece ficar girando na cama por causa disso).
 1455552607028
Além das agendas, também existem os planners que são muito utilizados na vida profissional. As dicas dadas nesse post também podem ajudar na hora de montar o seu planner,  E PARA DEIXAR A BRINCADEIRA MAIS INTERESSANTE, A PAPERVIEW ESTÁ DANDO 12% DE DESCONTO NOS PLANNERS PARA NOSSOS LEITORES QUERIDOS. BASTA APLICAR O CÓDIGO MEUDAILY2016. 
Algumas fotos deste post foram cedidas pela Paperview.
 
Anúncios

Sobre Jéssica Trindade E Marques

Jéssica Trindade E Marques, 23 anos, Paulista. Estudante de Letras pela Universidade de São Paulo, apaixonada por moda, beleza, cultura, gastronomia, e claro....livros!
Esse post foi publicado em Organização. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Vida Organizada: Agendas e Planners

  1. Marusa Garcia disse:

    Adorei as dicas para se organizar, já tracei as minhas metas para esse. Beijos no coração. http://www.alternativaversatil.com.br

    Curtir

  2. Maitê Aissa disse:

    Eu adoro agendas e planners, sempre uso ! Beijos Maite
    http://maiteaissa.com/

    Curtir

  3. caradecotia disse:

    Ameeeeeeei esse post! Amo agendas e afins!!!!

    Curtir

  4. Pingback: Keep Calm and Feliz dia das mães!

  5. Pingback: “esse ano vou estudar mais”: dicas para se organizar nos estudos |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s