Moda Consciente: Ser mais, possuir menos.

Você sabe o que é Clothing Swap? O Clothing swap é um “encontro” onde as pessoas vão essencialmente para trocar roupas que estavam paradas no armário por roupas “novas” de outras pessoa s que também estavam deixando parada no armário. Desta forma, uma roupa que a pessoa tenha enjoado será trocada por uma nova roupa, eliminando aquele consumismo desenfreado.
Este conceito migrou para o Brasil nos últimos anos, e hoje não apenas as pessoas se encontram para estas trocas como também fazem estas trocas pela internet. Diversos grupos de Brechós estão sendo criados na internet para trocas ou venda de roupas que estejam paradas no armário. Eu sou uma shopholic assumida, mas por volta de um ano estou adotando este conceito. Costumo comprar muitas roupas e embora  não seja totalmente crazy (compro roupas que eu realmente quero), isso não me faz comprar menos. Tenho muitas roupas e pelo menos a cada 2 ou 3 meses procuro fazer uma limpa no armário e me livrar do que não uso e acabo trocando ou vendendo em diversos brechós.  E não, ao contrário do que muita gente pensa, não são apenas roupas velhas, furadas e horríveis que vão parar em  Brechós. Muitas roupas de qualidade estão escondidas em Brechós, e vale super a pena garimpar (seja online ou ao vivo).
SMLXL

Pensando nisso, as meninas do Projeto Gaveta criaram uma rede para estes participantes do desapego trocarem suas roupas. O que era apenas um projeto, hoje é um movimento revolucionário. Milhares de mulheres já adotaram esta moda sustentável mostrando que para se vestir com estilo não é necessário gastar muito ou comprar desenfreadamente. O projeto funciona da seguinte forma: depois de separar todas as peças que você não usa mais, a pessoa manda um email para se cadastrar e assim será informado o ponto de entrega mais próximo. Depois que esta entrega for realizada, as roupas passam por uma seleção para ver o real potencial de troca, a cada peça escolhida você ganhará moedas Gaveta, já as peças que não foram escolhidas irão para a doação por meio do segundo projeto chamado “Gaveta na  Rua”. Depois desta seleção a pessoa receberá um email computando suas moedas Gaveta e estas moedas poderão ser gastas em novas peças no próximo evento do projeto.
SLXLM

Se você gostou da ideia e está louca para participar, então corra agora no armário e comece a sua seleção das peças que não usa mais. Não se apegue a estas peças, pense que elas estarão dando espaço a outras que também serão úteis e lindas para você. O próximo evento é dia 28 de novembro no MIS em São Paulo.
Anúncios

Sobre Jéssica Trindade E Marques

Jéssica Trindade E Marques, 23 anos, Paulista. Estudante de Letras pela Universidade de São Paulo, apaixonada por moda, beleza, cultura, gastronomia, e claro....livros!
Esse post foi publicado em Moda. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s